• Jardim InnSaei
  • contatoinnsaei@gmail.com
  • Brazil
SOCIEDADE
O que é a Matrix na Filosofia?

O que é a Matrix na Filosofia?

O conceito de realidade e a premissa de que somos exclusivos no mundo, e que toda matéria faz parte de uma construção social perfeita, são definições bastante controversas no que diz respeito a Matrix na filosofia.

Obter uma nova percepção da realidade pode ser um verdadeiro choque estrutural, e sabemos o quão terrível isso pode ser em nossa sociedade.

Os antigos egípcios são exemplos de que até hoje, nós simplesmente não estamos preparados para reconhecer que há algo de misterioso e completamente subversivo no ar.

Com suas pirâmides, múmias e a própria construção de um Império governado por entidades divinas, que fazem parte de um misterioso caso mitológico, repleto de astronomia, matemática e espiritualidade.

O que é a Matrix?

Mas diante disso tudo, o que é a Matrix?

Na ficção, a Matrix foi revelada através de um filme, cujo personagem principal Neo, interpretado por Keanu Reeves, questiona sua realidade e por essa razão, é ‘acordado’ por Morpheus (Laurence Fishburne).

Nesse despertar, Morpheus revela a Neo que o mundo real é um deserto, onde a grande maioria dos humanos foi capturada por uma raça superior – formada por máquinas que sobrevivem através da energia e calor humano.

Em outras palavras, as máquinas aprisionam as mentes humanas em uma realidade artificial, chamada de Matrix.

Na mitologia grega os nomes Neo e Morpheus têm forte representatividade, onde Morfeu quer dizer Deus dos sonhos, e Neo é um prefixo da palavra grega neos, que quer dizer: jovem.

Matrix na Filosofia

Mas como funciona a Matrix na filosofia?

Todo esse entretenimento; toda a mídia, toda a publicidade, todos os olofotes…

Tudo isso faz parte de uma imensa caixa controladora de grandes massas!

Na filosofia, Sócrates, Pascal e tantos outros grandes pensadores, levantaram milhares de questões a respeito da Matrix:

  • “O que é isso em que acredita?”
  • “O que está fazendo e o que está dizendo?”

Questões levantadas a respeito de Justiça e de comportamento que ao longo dos anos, são construídos através de repetições.

Segundo o filósofo, é preciso se libertar das aparências e das amarras mentais, indo em busca da verdade – da REALIDADE DO UNIVERSO.

Alguns acreditam que na Bíblia existem trechos associados a construção de um mundo ilusório.

Como por exemplo, em 2 Coríntios 3:5-6:

Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

Em outro trecho de João 8:3 1-58 temos:

Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

Para muitos, Deus seria a representação do criador da Matrix. Aquele que controla tudo o que vemos, sonhamos e acima de tudo, acreditamos.

Como sair da Matrix?

Se essa filosofia é a concepção de ilusão, e todos que não enxergam a verdade, vivem nela – como sair da Matrix?

Se você acredita que vive uma manipulação; Que sua vida não é como deveria ser; Que existe Falha na Matrix e as coisas não são àquilo que vemos; talvez seja a hora de sair dela.

Mas será que isso é possível?

Para alguns estudiosos aprender a controlar os pensamentos, é o princípio para sair dessa construção que forja nossa realidade.

Outros afirmam que nossa alimentação influencia em nossa fonte de energia, e que a base para sair da Matrix, pode estar em uma alimentação saudável.

Questionar a existência e tudo o que vemos, é outro aspecto importante para aqueles que acreditam que a Matrix existe e pode ser confrontada.

E por fim, encontrar sua missão de vida pode colocar fim no controle das massas!

Em linhas gerais, particularmente, não acredito que seja possível sair da Matrix. Acho que ela é real e nos dá provas de que não é perfeita!

Ainda, acho que pessoas que desaparecem de maneira inexplicável- estão sendo apresentadas a REALIDADE DO UNIVERSO, e então, concluíram com sucesso sua passagem terrena.

E como todo jogo de vídeo game, nem todos chegaremos a esse estágio final!

Bom, então é isso!

Deixa seu comentário aqui e me diz o que você acha disso tudo?

Aproveite para compartilhar esse artigo com os amigos que também estão confusos e querem saber mais sobre a vida e sobre tudo o que nos cerca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.